Federação Internacional de Ski seleciona projeto FDI entre os oito melhores do Mundo
A Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDI-Portugal) viu o projeto Pizza Hut Ski 4 All anunciado entre os oito melhores candidatos ao FIS Snow Kidz Award 2020, prémio atribuído pela FIS (Federação Internacional de Ski) e que distingue as melhores iniciativas de desportos na neve, destinados a crianças, a nível mundial.
Uma distinção que para a FDI-Portugal se traduz em “orgulho e responsabilidade”, conforme dá conta o presidente, Pedro Farromba: “Isto é um prémio que tem como objetivo distinguir os melhores de uma competição mundial de promoção e desenvolvimento das modalidades da FIS. E estar num ‘top 8’ que inclui potências de todo o Mundo é um orgulho e uma responsabilidade, pois até coloca a possibilidade de ver este formato replicado internacionalmente.”
Os outros países com projetos nomeados são Austrália, Espanha, Estados Unidos da América, Finlândia, Grécia, República Checa e Suécia.
Sublinhe-se que o Pizza Hut Ski 4 All, que vai já na sua sexta edição, é apenas a mais recente de uma série de iniciativas de promoção e desenvolvimento dos desportos de neve, destinadas a crianças, levado a cabo pela FDI-Portugal. Ao longo dos anos, existiram outras ações do género e com resultados muito visíveis, nomeadamente, no aparecimento de esquiadores como Manuel Ramos, uma das esperanças nacionais para os Jogos Olímpicos de Pequim 2022 e que foi iniciado neste desporto, através do programa “Brincar na Neve”, da FDI.
“É um esforço que temos desenvolvido há vários anos, num país com falta de condições naturais de excelência. Mas trazer tantas crianças para o ski e snowboard, num país com pouca neve como o nosso, através de projetos diferenciadores como este, é especialmente gratificante”, congratula-se Pedro Farromba.
O vencedor do FIS Snow Kidz Award 2020 será anunciado no final de maio, no site da competição: www.snowkidz.com
Pode também assistir ao vídeo da nomeação do “Top 8”