Sep Floquinhos-min

Established in 1992

A FEDERAÇÃO DE DESPORTOS DE INVERNO DE PORTUGAL

 A Federação de Desportos de Inverno de Portugal é a autoridade portuguesa em matéria de desportos de Inverno em Portugal, tutelando as seguintes modalidades: Esqui Alpino, Esqui Fundo, Esqui Freestyle, Snowboard, Curling, Hóquei no Gelo, Bobsleigh, Skeleton, Luge, Patinagem Artística e Patinagem de Velocidade. A FDI-Portugal é uma organização sem fins lucrativos dotada de estatuto de utilidade pública desportiva, que tem como principais objetivos promover, regulamentar e dirigir a nível nacional a prática de desportos relacionados com a neve e gelo, nas vertentes formativa, desportiva e cultural. Desde Janeiro de 2016 detêm também a concessão da Pousada de Juventude da Serra da Estrela. 

Durante vários anos, e praticamente desde 1928, o Ski Clube de Portugal foi o principal responsável pela organização e regulamentação das provas de esqui em Portugal. Este domínio aconteceu até 1953, ano em que surge o Clube Nacional de Montanhismo e a Escola de Esqui da Serra da Estrela, cujo aparecimento permitiu o aumento significativo do número de esquiadores. Com este aumento, surgem novos clubes e passa a existir mais competição e rivalidade. Surge assim a necessidade de se criar um organismo responsável pela regulamentação e representação do esqui em Portugal.

Fundada a 15 de maio de 1992, a Federação Portuguesa de Esqui é admitida em 1993 como membro da Federação Internacional de Esqui (FIS) e do Comité Olímpico de Portugal, sendo em 1994 reconhecida como pessoa coletiva de direito privado, titular de utilidade pública desportiva.

Read more

FDI-Portugal-Sep-Modalidades

Integridade e Ética Desportiva:

Na Federação de Desportos de Inverno de Portugal, valorizamos acima de tudo a integridade em todos os níveis de atuação, desde a formação dos jovens atletas até às competições de alto rendimento. Acreditamos que o desporto deve sempre ser praticado com respeito, responsabilidade e honestidade, assegurando a transparência e equidade.

Promovemos, portanto, a ética desportiva, combatendo qualquer tipo de discriminação, corrupção e uso de substâncias ilícitas, mantendo os mais altos padrões de conduta.

Encorajamos o fair play dentro e fora das pistas, e trabalhamos continuamente para garantir que todos os envolvidos nos desportos de inverno – treinadores, atletas, dirigentes e adeptos – atuem de acordo com os princípios de justiça e respeito pelo próximo.

O nosso compromisso com a integridade traduz-se na criação de um ambiente seguro e saudável voltado para o desenvolvimento dos atletas, fomentando valores que vão além da competição e que os acompanham ao longo de todas as suas vidas.

Missão

A Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDIP) tem como objetivo promover, expandir e regular a prática dos desportos de inverno. Dedicamo-nos a oferecer as melhores condições para atletas, treinadores e clubes, promovendo o desenvolvimento de talentos e o aumento da competitividade no âmbito nacional e internacional. Além disso, procuramos consciencializar o público sobre os benefícios do desporto para a saúde e o bem-estar, contribuindo para a construção de um desporto mais inclusivo.

Visão

Visamos ser reconhecidos como uma referência tanto no desporto nacional como internacional, colocando Portugal no mapa dos desportos de inverno com uma participação cada vez mais relevante em competições de alto nível. Almejamos criar uma comunidade desportiva inclusiva, que seja capaz de inspirar pessoas de todas as idades e origens a explorar o potencial dos desportos de inverno, tanto em lazer quanto em competição.

Pretendemos criar uma base sólida de atletas e fazer crescer as modalidades, sempre com foco na excelência e responsabilidade social. Queremos inspirar as gerações futuras e expandir a paixão pelos desportos de inverno a um público mais vasto.

Valores

Os valores pelos quais a Federação de Desportos de Inverno de Portugal se rege prendem-se com:

  • Excelência: Procuramos sempre atingir os mais altos padrões de desempenho, seja no apoio aos atletas como na organização de competições;
  • Integridade: Acreditamos na honestidade, transparência e ética em todas as nossas ações;
  • Profissionalismo: Pretendemos manter uma conduta exemplar em todas as atividades desportivas que realizamos;
  • Inclusão: Lutamos por um desporto acessível a todos, incentivando a participação de todas as faixas etárias e de diferentes contextos sociais. Assim sendo, e de modo a fomentar este valor, temos em desenvolvimento o projeto P.A.I.S, que visa colocar crianças e jovens portadores de deficiências físicas e intelectuais em contacto com os desportos de inverno de forma regular e contínua;
  • Respeito: Promovemos o respeito por todos os envolvidos no desporto, independentemente do género, idade, origem ou nível de habilidade;
FDI-Portugal-Sep-Modalidades

Corpos Sociais FDI-Portugal

Mesa da Assembleia Geral

Presidente: Ricardo Miguel Alves Fernandes

Vice-presidente: Ricardo Jorge Barros da Costa

Secretário: Alda Maria Dias Gomes

Direcção

Presidente: Pedro Flávio Duarte Lopes Martins
Vogais: Jaime Rafael Rita Rendeiro;
João António Branco Lobo Fidalgo; 
David José Carriço Raposo da Silva; 
Ana Rute de Jesus Sousa; 
João Manuel Fernandes Cardoso; 
Pedro Miguel dos Santos Farromba

Conselho Fiscal

Presidente: David António Esteves Fontes Neves
Vice-presidente: José Pedro Duarte Rodrigues Brancal
Secretário: Ricardo Miguel Correia Leitão Ferreira da Silva
Suplente: Hélder Manuel Algarvio Emídio

Conselho de Justiça

Presidente: João José Jesus Lopes Bernardo
Vice-presidente: Mónica Abreu Góis Lanzinha Santos Luís
Vice-presidente: Pedro Jorge Fernandes Rocha Pereira
Suplente: Filipe Martins Agostinho Pereira

Conselho de Disciplina

Presidente: Alexandra Baptista Sardinha Paulino Ferreira
Vice-presidente: Rui Filipe Martins Saraiva Mendes
Vice-presidente: Maria Manuela Pires Fernandes
Suplente: Ana Catarina Ramos Martinho

Conselho de Arbitragem

Presidente: Ana Sofia Naves Baptista
Vice-presidente: José Armando Xavier Tavares de Almeida Ramos
Vice-presidente: Ana Paula Peixoto de Carvalho Pereira
Suplente: Bruno José Varandas Ramos Bernardo

FDI-Portugal-Sep-Modalidades

Documentos FDI-Portugal

FDI-Portugal-Sep-Modalidades

Contratos

FDI-Portugal-Sep-Modalidades