O sábado, dia 18 de outubro, ficou marcado por uma noite de celebração dos desportos de inverno nacionais. A Gala FDI Portugal 2025 reuniu atletas, treinadores, clubes e entidades parceiras para distinguir os grandes destaques da temporada, distinguindo conquistas, dedicação e o crescimento contínuo das modalidades tuteladas pela Federação de Desportos de Inverno de Portugal.
A FDI Portugal distinguiu o Presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, como Personalidade do Ano 2025, pelo papel decisivo na construção do primeiro pavilhão dedicado às modalidades no gelo, um marco histórico para o desenvolvimento dos desportos de inverno no país. O equipamento, que ocupará uma área de 21 mil metros quadrados cedida pela autarquia, e terá a capacidade de acolher todas as modalidades de gelo bem como competições internacionais.
Durante a cerimónia, o presidente da FDI-Portugal, Pedro Flávio, destacou que o projeto representa “um passo decisivo para o futuro dos desportos de gelo em Portugal”, sublinhando também os resultados alcançados em 2025, tais como o título mundial júnior de Jéssica Rodrigues em patinagem de velocidade no gelo e o terceiro lugar da seleção nacional de hóquei no gelo na Development Cup, em Andorra. O líder da FDI-Portugal realçou ainda a confirmação de três vagas para os Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026 e a possibilidade inédita de qualificação de um atleta de snowboard para os Jogos Paralímpicos de Inverno.
Atletas do Ano 2025
João Nuno Vicente – Esqui Alpino
José Cabeça – Esqui de Fundo
Adele Vankerschaver – Snowboard
Martim Marçal – Hóquei no Gelo
Vítor Santos – Curling
Jéssica Rodrigues – Patinagem de Velocidade no Gelo
Cláudia e Marco Amaro Letestu – Patinagem Artística no Gelo
Raphaël Ribeiro – Bobsleigh
Prémios Especiais
Alípio Silva – Treinador do Ano
Ice Clube da Covilhã – Clube do Ano
Clube Desportivo da Covilhã – Clube Revelação
Raphaël Ribeiro e Abdel Kader Larrinaga – Equipa do Ano (Bobsleigh)
Hugo Cabral – Pai do Ano
Cristina Lopes – Prémio Ética Desportiva
Paulo Silva – Personalidade do Ano
No encerramento da gala, que contou com representantes de várias entidades, Pedro Flávio reafirmou o compromisso da Federação com “um movimento mais forte, inclusivo e competitivo”, sublinhando que “o futuro dos desportos de inverno em Portugal está mais vivo do que nunca”. Um tributo ao esforço, ao talento e à visão de todos os que fazem crescer os desportos de inverno em Portugal.
Ver imagens da Gala da FDI-Portugal 2025








