O esqui freestyle é composto pelas disciplinas de esqui acrobático (aerials), bossas (moguls), ski cross, halfpipe e slopestyle.
Disciplinas
Esqui Acrobático
Nos esqui acrobático, os atletas saltam em rampas de 2 a 4 metros, que os impulsionam até 6 metros no ar. Uma vez no ar, os esquiadores realizam várias manobras e acrobacias antes de aterrar numa vertente de 34 a 39 graus de inclinação, com cerca de 30 metros de comprimento.
Bossas
Na disciplina de bossas os esquiadores atravessam um trajecto irregular com bossas e saltos executando curvas de raio curto com saltos incluídos.
Ski Cross
O Ski Cross tem início em massa com quatro esquiadores ao mesmo tempo em pista. As pistas de ski cross tem curvas com várias tamanhos, secções planas, saltos, travessias, bem como outros obstáculos. O esquiador mais rápido vence.
Halfpipe
No Ski halfpipe, os competidores esquiam gradualmente até o final do tubo, realizando diferentes manobras. As manobras executadas são avaliadas por um júri e o atleta que obter mais pontuação vence.
Slopestyle
No slopestyle, os atletas esquiam numa pista, que incluí uma variedade de obstáculos, incluindo, saltos, rails e outros obstáculos. Os pontos são obtidos em função da amplitude, originalidade e qualidade das manobras executadas.
Big Air
O Big Air é semelhante ao slopestyle, no entanto possui apenas um grande salto para os atletas realizarem manobras. Graças à sua natureza compacta, pode ser montada em ambientes urbanos.
O Esqui Freestyle entrou oficialmente para os Jogos Olímpicos de Inverno em 1992.
Federação Internacional responsável – FIS (International Ski Federation)