"Dia do Curling 2025"
O Dia do Curling é uma iniciativa da Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDI-Portugal), com o objetivo de divulgar a modalidade de curling. Tem lugar pela primeira vez em 2025, e consiste numa série de atividades que decorrerão ao longo do dia 29 de Março de 2025 no Laboratório de Desportos de Inverno e na Serra da Estrela Ice Arena.
Atividade de Floor Curling
- Início: 10:00
- Final: 13:00
- Local: Laboratório de Desportos de Inverno
No Laboratório de Desportos de Inverno será possível experimentar a variante sem gelo desta modalidade, o Floor Curling. É uma atividade com entrada livre e sem limite de idade, pelo que todos são convidados a vir experimentar as nossas pistas de Floor Curling num ambiente divertido, inclusivo e direcionado às famílias.
Competição Aberta de Curling
- Início: 15:00
- Final: 22:00
- Local: Serra da Estrela Ice Arena
Na Serra da Estrela Ice Arena será possível inscrever a sua equipa para participar no 1º Open de Curling. Este evento decorrerá ao longo da tarde do dia 29 de Março de 2025.
As equipas participantes (máximo 5 elementos por equipa) deverão submeter as suas inscrições antecipadamente, por via do número limitado de vagas para a competição.
Cada equipa terá 4 encontros garantidos, com duração máxima de 6 ends ou 45 min de tempo total de encontro por encontro.
A participação neste evento terá um custo de 30€ por equipa. O método de pagamento, formato do Open de Curling 2025, e regulamento, será anunciado após o término do período de inscrições a 15 de Março 2025.*
Para esclarecimentos adicionais contacte a FDI-Portugal por e-mail (desporto@fdiportugal.pt) ou pelo número de telefone (+351) 275314048

Para esclarecimentos adicionais contacte a FDI - Portugal através do endereço dos e-mails curling@fdiportugal e desporto@fdiportugal ou via telefone 275314048

O que é o Curling
O Curling é uma modalidade de desportos de inverno, em que jogadores de duas equipas lançam pedras através de uma pista de gelo, tentando pontuar mais pontos que o adversário. Este desporto é originário da Escócia (ca. século XVI), sendo que o clube mais antigo ainda existente é o Kilsyth Curling Club fundado em 1716.
O Curling era inicialmente praticado no exterior em rios ou lagos congelados durante o inverno. Actualmente é principalmente praticado em instalações dedicadas para a prática desta modalidade, embora ainda continue a ser praticado no exterior. Embora existam praticantes de Curling em todo o planeta, a modalidade é particularmente popular no Canadá, onde foi introduzida por imigrantes escoceses.
O Curling nem sempre foi uma modalidade olímpica. A primeira aparição no programa olímpico foi em 1924 como evento de demonstração (sendo posteriormente reconhecida como competição oficial em 2006), tendo só sido considerada uma modalidade oficial do programa olímpico a partir dos jogos olímpicos de 1998 em Nagano.
Actualmente a temporada competitiva de curling decorre de Outubro a Abril. A modalidade subdivide-se nas seguintes variantes:
- Homens
- Mulheres
- Juniores
- Adaptado
- Pares Mistos
- Seniores
As competições internacionais mais importantes são as seguintes (por ordem de importância):
- Jogos olímpicos de inverno
- Jogos paralímpicos de Inverno
- Youth Olympic Games
- Campeonato do mundo
- Campeonato europeu
- Taça continental (América do norte vs Mundo)
Regras básicas de Curling
Na sua variante principal, o Curling é jogado entre duas equipas de 4 elementos, que alternam o lançamento de pedras numa pista de gelo. Os elementos de cada equipa têm denominações e tarefas designadas:
Lead – É o lançador do primeiro par de pedras da equipa. Tende a estabelecer as bases ofensivas ou defensivas da estratégia da equipa. Tipicamente está encarregado de escovar as pedras dos outros lançadores.
Second – É o lançador do segundo par de pedras da equipa. É geralmente um jogador experiente na arte de retirar pedras adversárias da zona de jogo. Também auxilia na escovagem de pedras de outros lançadores.
Third – É o lançador do terceiro par de pedras da equipa. Tradicionalmente são jogadores experientes que auxiliam na definição da estratégia da equipa.
Skip – É o capitão e lançador do último par de pedras da equipa. O skip define a estratégia da equipa e coordena os lançamentos dos restantes jogadores.
Cada equipa lançará um total de 8 pedras por ronda (end). Para pontuar, a equipa deverá colocar o máximo de pedras possível dentro da casa de marcação. No entanto só pontuarão aquelas que estiverem mais próximas do centro (button) do que a melhor pedra do adversário.
Este processo de lançamento e posterior contagem de pontos é repetido entre 6 a 10 ends, até que uma equipa se sagre vencedora.
Federação Internacional responsável – WCF (World Curling Federation)

