Development Cup Masculina 2025

A FDI-Portugal é co-organizadora e vai participar com a Seleção Nacional Sénior Masculina de Hóquei no Gelo vai participar pela 5ª vez, sendo que é a 3º vez a nível oficial no Torneio de Development Cup Masculino  2025, organizado pela IIHF

Esta competição tem o duplo objetivo de contribuir para a evolução e divulgação da modalidade  em países como Poprtugal promovendo ainda a competitividade entre os países que tal como Portugal também estão numa fase embrionária no lançamento do Hóquei no Gelo.

O Torneio de Development Cup Masculino foi iniciado em 2016 pelo Presidente da Associação Irlandesa de Hóquei no Gelo e pela Federação de Hóquei no Gelo de Andorra e foi criada para proporcionar um evento internacional aos membros associados da IIHF. As seis equipas participantes são as que estão mais perto de cumprir as Normas Mínimas de Participação necessárias para competir no Programa dos Campeonatos do Mundo da IIHF.

A Taça deste ano, será disputada em Andora em coorganização entre a Federação de Desportos de Inverno de Portugal e a Federação de Hóquei no Gelo de Andorra, é um evento organizado pela 6ª vez, sob a orientação da IIHF e também parcialmente financiado pela IIHF, estando o resto do financiamento ao cargo das federações participantes.

Países/Federações Participantes

Portugal

Andorra

Brasil

Grécia

Liechtenstein

Porto Rico

Jornadas

Abertura
Jornada 1 a definir
Jornada 2 a definir
Jornada 3 a definir
Jornada 4 a definir
Jornada 5 a definir

Classificação Final

Seleção Nacional Hóquei no Gelo

Convocatória em breve.

Selecionador Nacional Hóquei no Gelo

FDI-Portugal-Jim-Aldred

Jim Aldred

Como chegar ao Palau de Gel de Andorra

 

O hóquei no gelo é um desporto olímpico jogado num ringue de gelo natural entre duas equipas de seis jogadores: um guarda-redes, dois defesas e três avançados. As tacadas disparadas pelos jogadores podem alcançar uma velocidade superior a 160 quilómetros por hora.

O Jogo

O objectivo do jogo é fazer com que o disco seja colocado na baliza do adversário. É um jogo de intenso contacto físico onde a estratégia, a velocidade, a decisão rápida e o jogo em equipa são fundamentais.

 

Dimensões do Recinto

A pista de hóquei no gelo padrão possui 61 x 26 metros na NHL e 60 x 30 metros no resto do mundo (Pista Olímpica). O recinto tem à sua toda a volta um muro opaco ,de aproximadamente um metro de altura que evita que o disco saia do campo. Acima deste muro, fica outro, transparente, que possui aproximadamente entre um metro a 1,25 metros de altura para proteger os adeptos nas bancadas mas permitindo-lhes ampla visão de jogo.

Espaços do Recinto

 Uma linha vermelha (red line), ou a linha central (center line) divide o campo ao meio. É usada pelo juiz para a marcação de impedimentos e de icings. Outras duas linhas vermelhas (red goal line, ou simplesmente red line) estão localizadas em cada extremo do retângulo, a três metros do fim do campo.

Duas linhas azuis, distanciadas a 8,5 metros da linha vermelha central na NHL e 8,85 metros no resto de todo o mundo, delimitam as três zonas do campo: a zona de defesa (defensive zone), a zona neutra (neutral zone) e a zona de ataque (offensive zone).

Entre as várias regras do jogo, uma das mais importantes é que equipa que ataca só pode ultrapassar a linha azul da equipa atacada depois de passar o disco, caso contrário é fora de jogo.

EQUIPAMENTO

Patins – bota de nylon e couro. As lâminas dos patins são curvadas nos extremos, possibilitando maior facilidade de curvar e de travagem. Têm ainda uma lâmina de aço vertical afiada, que cria uma concavidade. No total, as duas botas têm 4 lâminas que cortam o gelo com o movimento do corpo e permitem deslizar muitas vezes a mais de 40 km/h.

Disco – O disco do hóquei é feito basicamente de uma borracha preta vulcanizada, possuindo em torno de 2.5 centímetros de espessura, 7,6 centímetros de diâmetro e 156 a 170 gramas de peso.

Stick – Mais comprido do que o do hóquei tradicional, é aconselhável que tenha a altura que vai do chão ao nariz do jogador com os patins. A sua pá, a zona semi-curva que movimenta o disco não pode ter mais do que 32 centímetros de comprimento e 8 centímetros de altura – com exceção das dos guarda-redes que podem ter até 39 centímetros de comprimento e 9 centímetros de altura.

Proteções – Todos os jogadores usam luvas, capacete com proteção de rosto, proteção de pescoço, tórax, cotovelos, ancas e joelheiras / caneleiras.

Tempo de jogo

 Habitualmente jogam-se 3 tempos de 20 minutos cada. O hóquei no gelo é um dos poucos desportos que permitem a troca de jogadores (ilimitadamente). Nos intervalos, e principalmente antes e após uma partida, veículos especiais, informalmente chamados de “Zambonis”, alisam e limpam a superfície do gelo.

As Punições

As punições variam entre dois minutos fora do jogo (contado em tempo do jogo e não em tempo real) e a expulsão definitiva do jogo ou mesmo suspensão por x jogos ou tempo. Os jogadores penalizados ficam num banco ao lado da pista de gelo, o “banco de penálti”, até cumprirem a punição.

Federação Internacional responsável – IIHF (International Ice Hockey Federation)