
O Curling é uma modalidade de desportos de inverno, em que jogadores de duas equipas lançam pedras através de uma pista de gelo, tentando pontuar mais pontos que o adversário. Este desporto é originário da Escócia (ca. século XVI), sendo que o clube mais antigo ainda existente é o Kilsyth Curling Club fundado em 1716.
O Curling era inicialmente praticado no exterior em rios ou lagos congelados durante o inverno. Actualmente é principalmente praticado em instalações dedicadas para a prática desta modalidade, embora ainda continue a ser praticado no exterior. Embora existam praticantes de Curling em todo o planeta, a modalidade é particularmente popular no Canadá, onde foi introduzida por imigrantes escoceses.
O Curling nem sempre foi uma modalidade olímpica. A primeira aparição no programa olímpico foi em 1924 como evento de demonstração (sendo posteriormente reconhecida como competição oficial em 2006), tendo só sido considerada uma modalidade oficial do programa olímpico a partir dos jogos olímpicos de 1998 em Nagano.
Actualmente a temporada competitiva de curling decorre de Outubro a Abril. A modalidade subdivide-se nas seguintes variantes:
- Homens
- Mulheres
- Juniores
- Adaptado
- Pares Mistos
- Seniores
As competições internacionais mais importantes são as seguintes (por ordem de importância):
- Jogos olímpicos de inverno
- Jogos paralímpicos de Inverno
- Youth Olympic Games
- Campeonato do mundo
- Campeonato europeu
- Taça continental (América do norte vs Mundo)
Regras básicas de Curling
Na sua variante principal, o Curling é jogado entre duas equipas de 4 elementos, que alternam o lançamento de pedras numa pista de gelo. Os elementos de cada equipa têm denominações e tarefas designadas:
Lead – É o lançador do primeiro par de pedras da equipa. Tende a estabelecer as bases ofensivas ou defensivas da estratégia da equipa. Tipicamente está encarregado de escovar as pedras dos outros lançadores.
Second – É o lançador do segundo par de pedras da equipa. É geralmente um jogador experiente na arte de retirar pedras adversárias da zona de jogo. Também auxilia na escovagem de pedras de outros lançadores.
Third – É o lançador do terceiro par de pedras da equipa. Tradicionalmente são jogadores experientes que auxiliam na definição da estratégia da equipa.
Skip – É o capitão e lançador do último par de pedras da equipa. O skip define a estratégia da equipa e coordena os lançamentos dos restantes jogadores.
Cada equipa lançará um total de 8 pedras por ronda (end). Para pontuar, a equipa deverá colocar o máximo de pedras possível dentro da casa de marcação. No entanto só pontuarão aquelas que estiverem mais próximas do centro (button) do que a melhor pedra do adversário.
Este processo de lançamento e posterior contagem de pontos é repetido entre 6 a 10 ends, até que uma equipa se sagre vencedora.
Federação Internacional responsável – WCF (World Curling Federation)