“Os Jogos acima de tudo”
Ricardo Brancal é um dos atletas mais destacados do esqui alpino nacional. Aos 23 anos (celebra o 24º aniversário a 17 de Maio), este esquiador com especial apetência para o slalom e slalom gigante (soma seis títulos nacionais nestas disciplinas) parte em Setembro para os Alpes italianos para começar uma aventura que, espera, culmine com uma presença nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022.
“A ideia é treinar a tempo inteiro a partir de Setembro com uma equipa italiana. O objetivo a alcançar é uma presença nos Jogos Olímpicos de Pequim, com grandes eventos pelo caminho, nomeadamente os campeonatos do Mundo em Itália e as Universíadas em Lausanne (Suíça). Mas os Jogos estão acima de tudo, é claro”, explica.
O percurso de esquiador de Ricardo começou bastante cedo, recorda: “Comecei com a tradicional semana de férias de Natal, em Espanha ou França, com 2 ou 3 anos. Depois integrei a escola de esqui francesa La Mongie para adquirir bases, nos Pirenéus franceses, e de vez em quando ia a Espanha, nas férias.”
Uma rotina que durou até aos 16 anos, quando integrou a equipa espanhola White Camp. “Já entrava nas competições da FDI mas ajudou-me a evoluir”, conta Ricardo Brancal.
Hoje, em plena pandemia, Ricardo mantém uma rotina que passa pelo treino físico matinal e o trabalho na tese de mestrado da parte da tarde. Ricardo estuda Engenharia Biológica no Instituto Superior Técnico e vê com alguma apreensão o futuro próximo: “Penso que vamos passar uma crise económica pior que a de 2008. No Desporto, as instituições precisam do dinheiro injetado pelos patrocinadores e vamos todos sofrer com isso. Mas acredito que o Mundo vai reerguer-se.”
Palmarés
- 4 participações em campeonatos do mundo: Schladming (Austria) 2013; Hafjell (Norway) 2015; St.Moritz (Switzerland) 2017; Åre (Sweden) 2019
- XXIX Universiadas de Inverno 2019 em Krasnoyarsk (Rússia)
- 48º em slalom nos campeonatos do mundo 2019 Are(Suécia)
- 6x Campeão nacional absoluto (Slalom & Giant Slalom)
- 2x Campeão nacional universitário