Jim Aldred, o senhor Hóquei

Canadiano é o Selecionador Nacional e grande impulsionador da modalidade em Portugal

O hóquei no gelo, modalidade olímpica com riquíssimo historial, considerada uma das principais modalidades desportivas em países como o Canadá, Estados Unidos, ou Rússia, por exemplo, está a dar os primeiros passos em Portugal. E o grande responsável técnico por este arranque é o selecionador nacional e treinador dos Luso Lynx, Jim Aldred.

Canadiano de 56 anos, com um passado como jogador no Canadá natal mas também nos Estados Unidos e Holanda, Jim Aldred terminou a carreira cedo, com 28 anos, empurrado por lesões. Mas o amor ao jogo falou mais forte e levou-o a encetar uma carreira de treinador que o haveria de levar a Portugal.

A grande responsável por esta viagem pouco provável foi a sua esposa, Cristina Lopes, grande apoio do técnico e General Manager da Seleção, desde a comunicação à logística. “Os pais da Cristina estavam emigrados no Canadá e queriam regressar a Portugal e pensámos acompanhá-los. Sabia que não havia hóquei no gelo em Portugal, apenas algumas coisas em Espanha, mas o objetivo era essencialmente familiar”, explica Jim Aldred.

Mas ao fim de alguns meses o “bichinho” do hóquei voltou a fazer-se sentir e Jim e Cristina começaram a investigar e descobriram um grupo de norte-americanos e canadianos que residiam em Portugal e se juntavam para jogar hóquei com patins em linha. Aldred rapidamente se juntou a eles, orientando treinos e jogando em sítios tão improváveis como uma praça de touros em Elvas transformada em pista de gelo (Coliseu Comendador Rondão Almeida) ou centros comerciais como o Dolce Vita Tejo, entre outros.

Rapidamente as coisas progrediram e a internacionalização aconteceu, conta Jim Aldred: “Tornámo-nos ambiciosos e fomos a um torneio em Espanha, com algumas equipas finlandesas. Não ganhámos nenhum jogo mas despertámos a atenção pois acharam que o nosso nível era surpreendentemente elevado para uma equipa que não treinava no gelo.”

A evolução levou a que Jim e Cristina fossem contactados pela IHHF (Federação Internacional de Hóquei no Gelo) e, posteriormente, convidados para um torneio (Development Cup) da IHHF em Andorra, com equipas de Andorra, Irlanda e Marrocos. A equipa comandada por Aldred foi terceira classificada, à frente dos marroquinos.

Em 2017, surge o convite da Federação de Desportos de Inverno de Portugal para formar a Seleção Nacional e impulsionar o Hóquei no Gelo no nosso país. “Foi um salto qualitativo gigante. A ajuda da FDI foi inestimável. Antes, não tínhamos qualquer apoio, os jogadores tinham de pagar tudo do seu próprio bolso e agora, com a federação, podemos ajudar a promover o hóquei, não só na sua componente técnica mas também na cultura do desporto”, reconhece Jim Aldred.

Agora, Jim Aldred e os aficionados do Hóquei no Gelo esperam o próximo passo, a construção de uma pista de gelo permanente que possa ser, mais que uma sede física para a modalidade, a “coluna vertebral” de várias modalidades de gelo. “A construção de uma arena para estes desportos seria fundamental. Não só para o hóquei mas também pra a patinagem em velocidade, patinagem artística, recreação e lazer e formação. Queremos formar crianças com 5 e 6 anos para o futuro de uma Seleção Olímpica. A construção desta infraestrutura seria algo que abriria as portas a tudo.”

Mesmo com a eclosão desta pandemia, Jim Aldred mantém os sonho aceso: “Estamos a tentar todos perceber o que vai acontecer no dia seguinte, dia a dia. Mantenho-me em contacto com todos os jogadores, dou-lhes esquemas para treinar e preocupo-me com eles, a sua saúde e das famílias. Se lhes dissesse que ia haver um torneio amanhã, sei que contaria com todos eles, estão ansiosos. O Mundo está a lidar com isto e há choque e preocupação. Há quem me pergunte se não tenho vontade de regressar ao Canadá mas esta agora é a minha casa e não vou a lado nenhum. Acredito que vamos ter um pavilhão de gelo em breve e acredito no trabalho da federação. O presente e o futuro são aqui.”

PALMARÉS

Como jogador

  • Kingston Canadians 1979-1981
  • Soo Greyhounds 1981-1983
  • Rochester Americans 1983-85
  • Flint Generals 1985
  • Toledo Goaldiggers 1985
  • Rochester Americans 1985-86
  • Toledo Goaldiggers 1986
  • Spitman Nijmegen 1987-88

Como treinador

  • Shelburne Red Wings 2010-11
  • Vaughan Stars 2011-12
  • Alliston Coyotes 2015-16
  • Tottenham Steam 2016-17
  • Portugal 2017-…