Dupla nacional competiu hoje na prova de slalom, com Manuel Ramos em 36º lugar e Vanina Oliveira a fazer uma boa exibição mas a cair na segunda manga. Fica, todavia a “missão cumprida no caminho para Pequim”, assegura o presidente Pedro Farromba
Terminou hoje a participação nacional nos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno, com as esperanças olímpicas Vanina Oliveira e Manuel Ramos com sortes bem diversas na disciplina de slalom.
Manuel Ramos classificou-se em 36º lugar (49º na primeira manga e 36º na segunda), enquanto Vanina Oliveira, depois de uma boa primeira manga, em que conseguiu o 25º tempo, acabou por cair na segunda descida.
Manuel Ramos, jovem esquiador da Covilhã de 17 anos, congratulou-se com o seu desempenho, embora sempre com a normal ambição de ir mais longe: “Na primeira manga, não consegui esquiar da melhor maneira. Na segunda manga, arrisquei mais mas cometi um erro na parte plana da pista. O resultado é bom mas soube-me a pouco. Sei, no entanto, que a seu tempo as coisas sairão e o objetivo de Pequim será atingido.”
Na despedida da comitiva nacional destes Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno, o presidente da Federação de Desportos de Inverno de Portugal, Pedro Farromba faz um balanço “muito positivo”.
“O balanço é muito positivo. O fundamental é a experiência, correrem com atletas da mesma idade que irão encontrar em todas as competições que disputarem daqui para a frente. Mesmo no caso da Vanina, que hoje foi vítima do azar, deu para perceber onde ela se posiciona e isso deixa-nos contentes”, afirmou Pedro Farromba, acrescentando: “Gostaríamos que tivessem tido ainda melhores resultados, mas é uma missão cumprida, mais uma fase neste caminho que temos percorrido na afirmação destas modalidades e com vista a uma missão histórica em Pequim.”
Os Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno decorrem até dia 22 em Lausanne, Suíça.