O bobsleigh, ou bobsled é um desporto de inverno no qual equipas de duas ou quatro pessoas realizam, por meio de um trenó, descidas cronometradas numa pista de gelo sinuosa e estreita especialmente construída para a competição. O trenó é movido pela força da gravidade e pode atingir velocidades de até 150 km/h.
Desde 1924, o bobsleigh faz parte dos Jogos Olímpicos de Inverno, como uma competição para equipas masculinas de quatro pessoas. Em 1932, foi adicionada uma segunda modalidade, para equipas compostas de dois homens.
Em 2006, foi introduzida a modalidade para equipas de duas mulheres.
Desde 2014 as mulheres podem também competir em qualquer evento de Bobsleigh de 4 fazendo parte de uma equipa mista ou de uma equipa exclusivamente feminina.
Pistas
Embora as primeiras pistas tenham sido construídas com base natural, a maioria das pistas atualmente utilizadas em competições é artificial, ainda que o traçado, sempre que possível, acompanhe o relevo do local em que foi construída. A pista deve ter entre 1200 e 1650 metros de extensão, dos quais pelo menos 1200 metros devem ser em declive.
As curvas são projectadas de modo a permitir mais do que uma trajectória a ser escolhida pelo piloto, mas devem ser protegidas para evitar que o trenó vire sem que o piloto tenha cometido algum erro de direção. Ao longo da curva, a força centrífuga máxima permitida é de 5Gs. A largura máxima da pista nas retas é de 140 centímetros.
Disciplinas
– Bobsleigh de 4 pessoas / 4-man (masculino)
– Bobsleigh de 2 pessoas / 2-man (masculino)
– Bobsleigh de 2 pessoas / 2-woman (feminino)
– Monobob (Masculino e Feminino)
Federação Internacional responsável – IBSF (International Bobsleigh & Skeleton Federation)