Modalidade Olímpica, disputada em Pista Longa, Long Track – Speed Skating (pistas de 400m de perímetro, podendo também ter 333,33m) ou Pista curta, Short Track Speed Skating (pistas, em ringues de hóquei no gelo, com 111,12 metros de perímetro), com patins de gelo/lâminas, com o objetivo de conseguir chegar em primeiro ou efetuar o melhor tempo possível.

História:

A patinagem de velocidade criou-se inicialmente como sendo um meio de transporte sobre rios e lagos congelados. Durante o século XIX desenvolveu-se tanto na Europa como na América do Norte, tornando-se num desporto moderno e competitivo e no desporto não-mecânico mais rápido, em que os patinadores atingem velocidades perto dos 60km/h, movimentados exclusivamente pela força do seu corpo, especialmente as pernas.

A Patinagem de Velocidade estreou-se nos Jogos Olímpicos de Inverno em 1924. Em 1996 foi criado pela ISU (Internacional Skating Union) o Campeonato do Mundo de Single-Distance que é disputado todos os anos. Em 2005 foram introduzidas as provas por equipas “Team- Sprint” e “Team Pursuit” e em 2011 foi introduzida também a prova de Mass Start.

Disciplinas

O Long Track

As provas são disputadas numa pista oval de 400m, em sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, em que dois atletas de cada vez competem pelo melhor tempo possível em distâncias desde os 500 metros até aos 10km. A exceção são as provas por equipas Team Sprint e Team Pursuit em que equipas de 3 elementos competem pelo melhor tempo. A prova de Mass Start consiste numa prova de 15 voltas em que 16 atletas partem todos juntos. Durante a competição realizam-se 3 sprints pontuados  e no final a classificação é feita através dos pontos obtidos, sendo que a classificação da chegada é quase sempre decisiva.

O Short Track

O short track é uma variante de pista curta, em que os atleta competem numa pista de 111,12 metros, também no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio e todas as provas têm um formato de partida em conjunto.

Federação Internacional responsável – ISU (International Skating Union)

Regulamentos ISU:

https://www.isu.org/inside-isu/rules-regulations/isu-statutes-constitution-regulations-technical/special-regulations-and-technical-rules/17819-2018-special-regulations-technical-rules-speed-skating/file