O Curling é uma modalidade de desportos de inverno, em que jogadores de duas equipas lançam pedras através de uma pista de gelo, tentando pontuar mais pontos que o adversário. Este desporto é originário da Escócia (ca. século XVI), sendo que o clube mais antigo ainda existente é o Kilsyth Curling Club fundado em 1716.

O Curling era inicialmente praticado no exterior em rios ou lagos congelados durante o inverno. Actualmente é principalmente praticado em instalações dedicadas para a prática desta modalidade, embora ainda continue a ser praticado no exterior. Embora existam praticantes de Curling em todo o planeta, a modalidade é particularmente popular no Canadá, onde foi introduzida por imigrantes escoceses. 

O Curling nem sempre foi uma modalidade olímpica. A primeira aparição no programa olímpico foi em 1924 como evento de demonstração (sendo posteriormente reconhecida como competição oficial em 2006), tendo só sido considerada uma modalidade oficial do programa olímpico a partir dos jogos olímpicos de 1998 em Nagano.

Actualmente a temporada competitiva de curling decorre de Outubro a Abril. A modalidade subdivide-se nas seguintes variantes:

  • Homens
  • Mulheres
  • Juniores
  • Adaptado
  • Pares Mistos
  • Seniores 

As competições internacionais mais importantes  são as seguintes (por ordem de importância):

  1. Jogos olímpicos de inverno
  2. Jogos paralímpicos de Inverno
  3. Youth Olympic Games
  4. Campeonato do mundo
  5. Campeonato europeu
  6. Taça continental (América do norte vs Mundo)

 

Regras básicas de Curling 

 Na sua variante principal, o Curling é jogado entre duas equipas de 4 elementos, que alternam o lançamento de pedras numa pista de gelo.  Os elementos de cada equipa têm denominações e tarefas designadas: 

Lead – É o lançador do primeiro par de pedras da equipa. Tende a estabelecer as bases ofensivas ou defensivas da estratégia da equipa. Tipicamente está encarregado de escovar as pedras dos outros lançadores.

Second –  É o lançador do segundo par de pedras da equipa. É geralmente um jogador experiente na arte de retirar pedras adversárias da zona de jogo. Também auxilia na escovagem de pedras de outros lançadores.

Third – É o lançador do terceiro par de pedras da equipa. Tradicionalmente são jogadores experientes que auxiliam na definição da estratégia da equipa.

Skip – É o capitão e lançador do último par de pedras da equipa. O skip define a estratégia da equipa e coordena os lançamentos dos restantes jogadores.

Cada equipa lançará um total de 8 pedras por ronda (end). Para pontuar, a equipa deverá colocar o máximo de pedras possível dentro da casa de marcação. No entanto só pontuarão aquelas que estiverem mais próximas do centro (button) do que a melhor pedra do adversário.

Este processo de lançamento e posterior contagem de pontos é repetido entre 6 a 10 ends, até que uma equipa se sagre vencedora.

 Federação Internacional responsável – WCF (World Curling Federation)